Seja bem vindo ao nosso site FORTE EXPRESSÃO A verdade que Impacta.!

  • Inicial
  • Videos
  • Notícias Franca
  • Região
  • Grupo RSTV
  • Brasil
  • Saúde e Bem Estar
  • Mulher
  • Agro
  • Promoções
  • Classificados
  • Galeria de Ouro
  • Esporte
  • Brasil
  • Parceiros
  • Quem Somos
  • Programação
  • Fale Conosco
Agro
Silêncio que grita esperança: o dia em que 200 fazendeiros mostraram que a humanidade tem jeito
Expoagro 2025 promete recorde de animais e visitantes em Franca
Fundação Procafé confirma calendário dos Dias de Campo 2025
CAFEICULTORA FLAVIA LANCHA RECEBE PRODUTORES PARA DEBATER REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA E IRRIGAÇÃO EFICIENTE
Manutenção nas Estradas Rurais de Franca Garante Mais Segurança e Acessibilidade
Publicidade Lateral
Banner Lateral 03
Banner Lateral 01
Banner Lateral 04
Drogaria Rede Bem
ACADEMIA
Orcon Press
Nanamya Brechó
Laboratório do sono
WhatsApp (16)99294-2158
Últimas Músicas
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Brasil

Senado aprova fim da reeleição e propõe mandato único de cinco anos

PEC avança com mudanças profundas no sistema eleitoral: unificação das eleições a partir de 2034 e novos prazos para todos os cargos eletivos

Publicada em 22/05/2025 às 05:50hPaula Moiséis MTB 67816/SP

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Senado aprova fim da reeleição e propõe mandato único de cinco anos
Divulgação/ Arquivo  (Foto: )

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022) que altera significativamente o sistema político-eleitoral brasileiro. O texto aprovado extingue a possibilidade de reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito, ao mesmo tempo em que amplia o mandato desses cargos para cinco anos.

A medida também atinge os parlamentares: deputados federais, estaduais, distritais, senadores e vereadores passarão a ter mandatos de cinco anos — atualmente, os mandatos são de quatro anos, exceto o dos senadores, que é de oito. Com isso, a proposta busca alinhar a duração dos mandatos em todas as esferas e unificar as eleições municipais, estaduais e federais a partir de 2034.

A proposta ainda precisa ser analisada pelo Plenário do Senado, com pedido de urgência para votação.

Mandato único e sem reeleição

A PEC determina que, a partir da mudança, quem ocupar cargos no Executivo não poderá disputar um segundo mandato consecutivo, mesmo que deixe o cargo antes do fim do mandato. A ideia é evitar o uso da máquina pública em benefício próprio durante a campanha à reeleição.

Já os cargos do Legislativo continuarão com possibilidade de reeleição, mas com mandatos de cinco anos. Assim, a cada cinco anos, toda a estrutura política do país passará por novas eleições — o que inclui o Senado, que deixará de eleger seus membros de forma alternada, como ocorre hoje.

Fim da eleição em fases para o Senado

Hoje, a eleição para o Senado acontece em dois turnos alternados: uma vez para renovar dois terços das cadeiras e, na eleição seguinte, um terço. A proposta aprovada muda esse sistema, prevendo a eleição simultânea dos 81 senadores a cada cinco anos.

A mudança foi incluída após emenda do senador Carlos Portinho (PL-RJ), com o argumento de que a alternância breve no Legislativo é mais saudável para a democracia. A proposta inicial previa dez anos de mandato para os senadores, mas foi alterada após pressão de parlamentares.

Economia e simplificação das eleições

Outro ponto defendido pelo relator da PEC, senador Marcelo Castro (MDB-PI), é a unificação das eleições. Hoje, o Brasil vai às urnas a cada dois anos, alternando entre eleições municipais e gerais. A proposta é que todas as eleições ocorram juntas a cada cinco anos, reduzindo custos operacionais, gastos públicos e otimizando o calendário político do país.

Segundo Castro, essa mudança também facilita a vida do eleitor, que poderá escolher todos os seus representantes de uma só vez, sem longos períodos de campanha.

Reeleição: um modelo superado?

A reeleição para cargos do Executivo foi instituída em 1997, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Agora, segundo o presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), é hora de corrigir o que considera um erro histórico. Para ele, a reeleição desvia o foco da administração pública, que passa a priorizar estratégias eleitorais em detrimento das políticas públicas.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), autor da proposta original, reforçou esse ponto, dizendo que o objetivo da PEC é garantir uma disputa mais equilibrada e reduzir a vantagem dos ocupantes dos cargos.

O que muda na prática

  • Mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos (Executivo e Legislativo);

  • Fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos;

  • Unificação das eleições a cada cinco anos, a partir de 2034;

  • Fim da renovação alternada das cadeiras do Senado — todos os senadores serão eleitos de uma só vez a partir de 2039;

  • Mudança nas mesas diretoras do Legislativo, com mandatos de três e dois anos, sem reeleição para o mesmo cargo dentro da mesma legislatura.

A proposta ainda precisa ser aprovada no Plenário do Senado e depois seguir para a Câmara dos Deputados. Se aprovada nas duas casas, as novas regras passarão a valer gradualmente nos próximos ciclos eleitorais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 03Laboratório do sonoOrcon Press
SEJA BEM VINDO (A) AO FORTE EXPRESSÃO , A VERDADE QUE IMPACTA.
Copyright (c) 2025 - FORTE EXPRESSÃO - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD