Já pensou em preparar um café expresso sem energia elétrica, cápsulas ou filtros de papel? Essa foi a ideia inovadora do designer Maycon Aram, de 37 anos, natural de Juiz de Fora (MG), que em 2017 criou a Aram Soulcraft — uma marca que hoje fatura R$ 2,5 milhões por ano.
Formado em Design e com passagem por grandes empresas, Aram já havia se destacado ao criar um modelo de óculos de madeira sob medida, premiado com os três principais troféus de design do país. Mas foi no universo do café que ele se encontrou de verdade.
“Pensei: como posso aplicar o trabalho artesanal e de qualidade feito no Brasil em uma cafeteira?”, conta Aram.
Após quatro meses de pesquisa, nasceu a primeira cafeteira da marca: um equipamento que dispensa energia elétrica, usa pressão manual com pistão de rosca e permite ao usuário controlar temperatura e força do preparo — o que influencia diretamente o sabor do café.
“Dependendo da velocidade com que você gira a manivela, o pistão desce mais rápido e pressiona mais o pó. Isso muda o sabor do café”, explica.
O projeto ganhou vida graças a uma vaquinha online, cuja meta inicial era de R$ 30 mil. O resultado? A campanha arrecadou impressionantes R$ 253 mil, mais de 700% acima do previsto, e permitiu a produção de 330 unidades — 11 vezes mais do que o planejado.
Em 2024, a Aram Soulcraft já vendeu 1.500 unidades da cafeteira, que se destaca pelo design sofisticado e funcionamento intuitivo, conquistando apreciadores de café e entusiastas do feito à mão.
Hoje, Aram não apenas transformou sua ideia em negócio de sucesso, mas também posicionou o design brasileiro como referência internacional no preparo artesanal do café expresso.