Seja bem vindo ao nosso site FORTE EXPRESSÃO A verdade que Impacta.!

  • Inicial
  • Videos
  • Notícias Franca
  • Região
  • Grupo RSTV
  • Brasil
  • Saúde e Bem Estar
  • Mulher
  • Agro
  • Promoções
  • Classificados
  • Galeria de Ouro
  • Esporte
  • Brasil
  • Parceiros
  • Quem Somos
  • Programação
  • Fale Conosco
Agro
Silêncio que grita esperança: o dia em que 200 fazendeiros mostraram que a humanidade tem jeito
Expoagro 2025 promete recorde de animais e visitantes em Franca
Fundação Procafé confirma calendário dos Dias de Campo 2025
CAFEICULTORA FLAVIA LANCHA RECEBE PRODUTORES PARA DEBATER REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA E IRRIGAÇÃO EFICIENTE
Manutenção nas Estradas Rurais de Franca Garante Mais Segurança e Acessibilidade
Publicidade Lateral
Banner Lateral 03
Banner Lateral 01
Banner Lateral 04
Drogaria Rede Bem
ACADEMIA
Orcon Press
Nanamya Brechó
Laboratório do sono
WhatsApp (16)99294-2158
Últimas Músicas
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Brasil

Pressão dos EUA pode fazer França ceder e destravar acordo entre Mercosul e União Europeia

Escalada da guerra comercial impulsiona nova postura estratégica na Europa ? e Brasil pode sair ganhando

Publicada em 04/06/2025 às 06:05hPaula Moiséis MTB 67816/SP

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Pressão dos EUA pode fazer França ceder e destravar acordo entre Mercosul e União Europeia
Divulgação/ Arquivo  (Foto: )

A ameaça do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas de até 50% sobre as importações da União Europeia (UE) pode estar abrindo caminho para a aprovação do aguardado acordo de livre comércio entre o Mercosul e o bloco europeu. A avaliação é de especialistas em comércio internacional, que observam uma mudança de clima político, principalmente na França.

O tema deve ganhar ainda mais destaque com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França nesta quarta-feira (4/6). Apesar das boas relações bilaterais, o presidente francês, Emmanuel Macron, tem sido um dos principais opositores do tratado firmado em dezembro passado, após mais de duas décadas de negociações. Macron classificou o texto como "inaceitável", principalmente sob pressão de agricultores e ambientalistas.

No entanto, a recente investida tarifária dos EUA, que inicialmente previa sobretaxas de 25% e agora aponta para 50% sobre produtos europeus, acendeu o alerta na Europa. A medida afeta diretamente setores importantes da economia francesa e alemã, como o automotivo, de transporte e vinhos. Segundo o economista Antoine Bouët, diretor do CEPII (Centro de Estudos Prospectivos e Informações Internacionais), “a decisão americana suscita reflexões estratégicas na Europa sobre a necessidade de buscar novos parceiros comerciais”.

Internamente, o setor industrial francês pressiona o governo para avançar com o acordo com o Mercosul. Macron, que não conta com maioria no Parlamento e enfrenta dificuldades políticas, pode tentar renegociar alguns pontos do tratado para apresentar à população uma vitória política, mesmo que simbólica.

Ainda há resistência por parte de países como Polônia e Itália, mas o cenário internacional pode acelerar mudanças. O ministro francês das Finanças, Éric Lombard, em reunião com o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, chegou a reconhecer que é preciso "apressar" as discussões. Ainda assim, reforçou que faltam ajustes, principalmente nas áreas ambiental, agrícola e industrial.

Para entrar em vigor, o tratado precisa da aprovação do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu. Mas, com a pressão americana aumentando e a Europa buscando caminhos para proteger sua economia, o acordo com o Mercosul pode, enfim, ganhar tração.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 03Laboratório do sonoOrcon Press
SEJA BEM VINDO (A) AO FORTE EXPRESSÃO , A VERDADE QUE IMPACTA.
Copyright (c) 2025 - FORTE EXPRESSÃO - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD