Max Verstappen, tricampeão mundial de Fórmula 1 e atual líder da Red Bull Racing, está no limite de sua superlicença, acumulando 11 pontos de penalidade após um incidente com George Russell no Grande Prêmio da Espanha. Se receber mais 1 ponto antes do fim de junho, Verstappen enfrentará uma punição severa: suspensão de uma corrida, conforme as regras da FIA.
O risco maior agora é que Verstappen seja punido no GP do Canadá, marcado para este fim de semana. Caso isso ocorra, o piloto ficaria de fora justamente da corrida da casa da Red Bull, o Grande Prêmio da Áustria, em Spielberg — algo que muitos fãs e especialistas consideram um cenário desastroso para a equipe e para o campeonato.
Em participação no podcast MontoyAS, o ex-piloto Juan Pablo Montoya foi direto:
“Se Max for banido de uma corrida, ele diria ‘bem, estou saindo’ e não voltaria.”
Segundo Montoya, embora Verstappen tenha contrato em vigor, o impacto emocional e político de uma suspensão poderia ser suficiente para motivar uma pausa — ou até uma saída radical do esporte.
Montoya criticou a incoerência da FIA nas penalidades:
“É muito diferente penalizar alguém como Magnussen, que está atrás no grid. Com Verstappen, você está tirando o campeão mundial da corrida. Como as pessoas vão reagir? Isso pode sabotar o espetáculo.”
Ele também alertou que esse tipo de medida pode forçar a F1 a rever suas regras rapidamente, antes que uma suspensão aconteça de fato.
Mesmo com a ascensão da McLaren, Montoya acredita que Verstappen continua forte na briga pelo pentacampeonato:
“As pessoas olham de fora e acham que acabou, mas Max ainda está no jogo.”
Por fim, Montoya classificou o sistema de penalidades da FIA como “mal planejado”:
“Eles inventam regras sem pensar nas consequências. Quando atinge um piloto de ponta, vira uma dor de cabeça que ninguém quer resolver.”