A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Segurança, deu início à programação da campanha Maio Amarelo, que tem como principal objetivo mobilizar a população para o respeito às leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros nas ruas e avenidas da cidade.
A primeira ação ocorreu nesta quarta-feira, 14, com uma palestra aos atiradores do Tiro de Guerra. O tema central foi o uso de celular ao volante — uma das maiores causas de acidentes atualmente — além da importância do respeito à sinalização e de atitudes simples que podem evitar tragédias.
“Em um cenário em que vidas já foram perdidas por imprudência, a campanha reforça a urgência de mudar comportamentos. Respeitar as leis, usar o cinto, não usar o celular e jamais dirigir sob efeito de álcool são atitudes que salvam vidas”, destacou Régis Mendes, diretor do Departamento de Trânsito, responsável pela palestra.
A programação segue no próximo sábado, 17, com uma ação educativa na Praça Central, ao lado da Fonte Luminosa, a partir das 9h. Participam agentes da Prefeitura, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Durante o evento, serão distribuídos panfletos com orientações de segurança, além de demonstrações do uso do etilômetro (bafômetro) e esclarecimento de dúvidas da população.
“É uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os equipamentos e tirarem dúvidas sobre a legislação. Nosso objetivo é criar consciência coletiva sobre o papel de cada um no trânsito”, explicou Mendes.
Outro eixo importante da campanha é o investimento contínuo em infraestrutura e sinalização viária. De janeiro até agora, a Secretaria de Segurança e a EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) já instalaram ou substituíram 1.183 placas de sinalização. Além disso, mais de 70 mil metros quadrados de vias receberam nova pintura, reforço de faixas e marcações de solo.
“Não adianta apenas fiscalização ou sinalização. É preciso que todos se envolvam. O trânsito seguro é responsabilidade de toda a sociedade”, concluiu Régis Mendes.