Mais de 1.300 quilos de aparelhos eletrônicos quebrados ou sem uso foram arrecadados no último sábado, 7 de junho, durante o 6º Pedágio Solidário promovido pela Fundação Allan Kardec. Realizada em frente ao Hospital Allan Kardec, no bairro Cidade Nova, em Franca, a ação contou com a solidariedade de centenas de moradores que fizeram suas doações.
Foram entregues computadores, impressoras, celulares, TVs, eletrodomésticos, cabos e outros dispositivos que agora terão um novo destino: a Oficina de Reciclagem de Eletrônicos, uma das iniciativas do projeto Oficinas Inspiração. O projeto, criado em 2018, oferece atividades produtivas a pessoas em tratamento de saúde mental, unindo cuidado emocional, capacitação, sustentabilidade e geração de renda.
Na oficina, os eletrônicos são desmontados por 21 participantes, que reaproveitam peças em bom estado e vendem os componentes a empresas especializadas. O valor arrecadado é revertido diretamente aos oficineiros. Até agora, a iniciativa já evitou que mais de 232 toneladas de lixo eletrônico fossem descartadas de forma irregular, impactando positivamente o meio ambiente e promovendo inclusão social.
Atualmente, cerca de 50 pessoas participam das Oficinas Inspiração, que além da reciclagem, também envolvem atividades como costura em couro e agricultura.
Quem não conseguiu participar do pedágio, mas deseja colaborar com a iniciativa, pode doar seus eletrônicos durante todo o ano. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Fundação Allan Kardec, localizada na rua José Marques Garcia, 675, Cidade Nova, região central de Franca.
Para mais informações sobre as Oficinas Inspiração, o contato é pelo WhatsApp: (16) 99967-5137.