O clima típico de festa junina tomou conta do Núcleo da ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim Palma nesta quarta-feira, dia 18. Mas mais do que bandeirinhas e comidas típicas, o que realmente brilhou foi o sorriso de quem participou da ação especial promovida para aproximar os pacientes e os profissionais da unidade de saúde.
Com atividades recreativas e um ambiente acolhedor, o evento buscou fortalecer os laços entre a comunidade e a equipe de saúde. E deu certo. A aposentada Rita Marli de Sousa, que frequenta a unidade há cinco anos, se emocionou ao relembrar como tudo começou.
“Comecei a vir na época da pandemia, me sentia muito sozinha em casa e aqui encontrei acolhimento. Aqui, a gente se sente muito bem, brinca e se diverte”, contou.
Para a coordenadora da unidade, Célia Maria Vicente Ávila Lima, momentos como esse são fundamentais para transformar o cuidado em saúde em algo mais próximo, leve e afetivo.
“É um momento de confraternização com as famílias. É mais do que um evento. Torna o ambiente de saúde mais humano”, destacou.
E a integração não para por aí. Ao longo do ano, a equipe do Jardim Palma promove diversas ações comemorativas e educativas, como o Dia das Crianças, grupos de caminhada realizados três vezes por semana, rodas de conversa nas salas de espera com os agentes de saúde e outras atividades abertas à comunidade.
“A população participa ativamente. Este engajamento mostra como a Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de oferecer atendimento médico, também é um espaço de promoção da saúde, prevenção e acolhimento”, reforçou Célia.
Com iniciativas assim, a ESF do Jardim Palma mostra que cuidar da saúde vai muito além de consultas e medicamentos: é sobre criar laços, promover bem-estar e celebrar a vida em todas as suas fases.