A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) firmou nesta quarta-feira (21) um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH). O objetivo da parceria é promover o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas por meio da gestão integrada entre turismo e planejamento urbano.
O termo de cooperação foi assinado pelos secretários Roberto de Lucena (Setur-SP) e Marcelo Branco (SDUH), e estabelece uma atuação coordenada entre as pastas, com foco na geração de emprego, valorização dos espaços urbanos, melhoria da acessibilidade e crescimento sustentável das cidades.
A parceria tem duração inicial de 36 meses, podendo ser prorrogada, e não prevê repasse financeiro entre as secretarias. Cada uma será responsável por executar as ações dentro de sua competência, com o compartilhamento de recursos técnicos e humanos.
“A união de esforços entre as pastas permite resultados mais rápidos e eficientes, colaborando para o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades sociais”, destacou o secretário Roberto de Lucena.
Com papel estratégico na economia global, o turismo é apontado pelo Governo de São Paulo como vetor de desenvolvimento urbano e regional. A proposta aposta em um modelo de gestão compartilhada que estimula a participação dos municípios, empreendedores e sociedade civil.
O acordo prevê intervenções em áreas com potencial turístico, conectando diretrizes de urbanismo com estratégias para atrair visitantes, requalificar espaços e estimular novos negócios. A Setur-SP ficará responsável pela identificação das vocações turísticas locais e compartilhamento de estudos técnicos. Já a SDUH cuidará da integração dessas diretrizes ao programa Bairros Paulistas, além de propor intervenções sustentáveis e sistematizar dados sobre os planos diretores das cidades envolvidas.
O trabalho conjunto será baseado em três eixos principais:
Intervenções urbanas em áreas de interesse turístico
Desenvolvimento do turismo urbano e regional
Intercâmbio de dados e informações técnicas
A Setur-SP irá compartilhar informações sobre as Regiões Turísticas, Municípios de Interesse Turístico (MIT), Estâncias, Rotas Turísticas e planos estratégicos de fomento ao setor.
Já estão mapeadas como regiões prioritárias:
Região Metropolitana de Jundiaí, com foco no Parque Metropolitano do Rio Jundiaí
Aglomeração Urbana de Franca, com a Rota de Turismo Regional
Região Metropolitana de Rio Preto, entre outras.
A iniciativa fortalece a visão de que o turismo deve estar integrado ao planejamento urbano como instrumento para melhorar a qualidade de vida e ampliar oportunidades nas cidades paulistas.